por ASCOM/PMRB
Como parte das ações contínuas de promoção de melhorias e garantia da qualidade dos serviços em Saúde prestados à população, a Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta terça-feira (22) mais um Encontro de Enfermeiros da Atenção Básica do Município.
Realizado mensalmente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o encontro visa a permanente educação e qualificação de quem atende a população rio-branquense nas unidades de saúde. O objetivo é manter atualizados os processos de enfermagem de acordo com conceitos da literatura técnico-científica e demais orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme explicou o coordenador geral de Enfermagem do Município de Rio Branco, Tiago Cruz.
“É um dia de trabalho para conhecermos o que a literatura traz de novidade e deixar os profissionais atualizados e também proporcionar trocas de experiência. É importante para que possamos levar para a comunidade os conteúdos mais atualizados e, consequentemente, práticas mais inovadoras e atualizadas de acordo com o Ministério da Saúde”, enfatizou.
Na programação, segundo acrescentou o coordenador, os temas abordados a cada mês são definidos por atividades educacionais que promovam a aquisição sequencial e cumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, por meio de palestras e estudos.
No encontro de agosto, realizado no auditório do Palácio da Justiça, foram tratadas as temáticas: Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) e Aplicação de Ácido Tricloroacético (ATA) – ácido utilizado para queimar as verrugas do condiloma que causa o HPV.
A diretora de Assistência em Saúde da Semsa, Rafaela Brito, destacou que além dos informes relacionados à Rede, a ideia é contribuir para o desenvolvimento dos processos na Atenção Primária e Saúde da Família.
“As mudanças acontecem constantemente na Saúde e nós precisamos acompanhar isso. Então as referências técnicas do Município estão sempre se atualizando e esse é o momento para qualificá-los em algumas temáticas, porque a educação permanente precisa ser algo que os profissionais tenham acesso o tempo todo e esse momento foi criado para isso”, concluiu.
0 comments:
Postar um comentário