Acre

Morre Dr. Guilherme médico que iniciou o combate à hanseniase no Acre nos anos 1970

por Redação

Morreu nesta segunda-feira, 6, o médico irlandês William John Woods, missionário da igreja batista, mais conhecido Dr. Guilherme, que vive no Acre desde a década de 1960. Ele já foi condecorado pela Rainha Elizabeth, da Inglaterra, com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. A homenagem pela luta do médico em diminuir os casos de hanseníase na Amazônia.

Nas décadas de 70 e 80, em pequenos aviões, barcos, canoas, lombo de animais e muitas horas a pé, ele levou os medicamentos que tratavam e curavam a hanseníase, para moradores de seringais, aldeias indígenas, localidades ribeirinhas e locais de difícil acesso no Acre.

Willian, ou Dr. Guilherme, como ficou conhecido por aqui, chegou ao Acre na década de 60 como missionário da Igreja Batista.

Mas, vendo o sofrimento de seringueiros nas matas acreanas que perdiam pedaços do corpo, por causa da hanseníase, ele foi estudar medicina na Universidade Federal do Amazonas, onde se formou em 1974.

Voltou para o Acre e passou a ser o “médico da hanseníase”. Inicialmente, usava a dapsona, única droga conhecida para tratar a doença. Só a partir de 1986, o Ministério da Saúde, passou a utilizar na rede pública de saúde, a poliquimioterapia, três medicamentos, que curam de fato a hanseníase.

Dr. Guilherme continuou as viagens com o novo tratamento e a realidade acreana com relação à hanseníase mudou. Na década de oitenta, o Acre era o primeiro do Brasil em número de casos de hanseníase.

Doença de Jorge Lobo

Dr. Guilherme também era reconhecido por ter descoberto cura para a doença tropical de Jorge Lobo, que é rara e só tem incidência na Amazônia.

Entre as condecorações recebidas, Dr. William foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre.


O presidente Lula prestou homenagens em suas redes sociais, pela morte do médico. O sindicato dos médios e governador Gladson Cameli, também prestaram homenagens nas redes sociais, destacando seu elevado serviço prestado a sociedade acreana.





0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.