Sob a coordenação da advogada Valdete Souza, a Conafer no Acre vem tendo avanços focando em atividades constituídas a partir da necessidade de agricultores familiares e povos originários, tendo em vista também terem voz, em decisões referentes ao setor agrícola no estado.
Valdete Souza que é assessora especial e jurídica da instituição na região norte, tem articulado parcerias com o governo do estado através da Secretaria de Estado de Agricultura, e as agendas realizadas são vistas como positivas no estado, que segundo ela é apenas unir o útil ao agradável.
Um dos objetivos dessas agendas da conafer no Acre, é levar as demandas de agricultores e povos originários, lá da ponta, até o governo federal e estadual, além de seus ministérios e autarquias e secretarias, cujo único objetivo é fomentar políticas para a agricultura familiar no estado.
Segundo Valdete Souza, os povos originários estão incluídos dentro dessa pauta, existem no país, atualmente, cerca de 305 etnias distribuídas e mais de 274 línguas, no Acre são 15 etnias. E são agricultores familiares originários, pescadores artesanais, artesãos, extrativistas, pecuaristas, produtores rurais, que no geral ocupam cerca de 14% do território nacional.
E são produtores agroecológicos em sua essência, e atuam em todas as fases do processo produtivo de forma sustentável, protegendo o meio ambiente, ao mesmo tempo que ajudam na segurança alimentar em suas localidades.
No Acre, a supervisora
tem comprido agendas junto aos povos originários do estado, em algumas etnias
com os Jaminawa, Manchineri, Araras e Puyanawa. Agendas que também se estende a
prefeitos, secretários, e políticos, além de setores do governo compromissado
com a agricultura familiar e o homem do campo.
“Ao assumimos
essa responsabilidade temos comprido junto a setores do estado, algumas agendas,
e defendido o modelo agroecológico da CONAFER, para a agricultura familiar, pois
entendemos que a gente precisava cuidar da gente, e o caminho é produzir alimentos de
qualidade, com segurança alimentar, para que nossas famílias tenham essa
garantia. Mais acima de tudo buscando garantias básicas para uma vida de
trabalho e dignidade.” disse Valdete Souza.
A CONAFER -
Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares
Rurais, é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos
agricultores familiares do Brasil de ter voz em decisões referentes ao setor
agrícola no país.
É formada por sindicatos e federações, e desenvolve programas, produtos e serviços em todas as 5 regiões do país. Tem como objetivo apoiar e mobilizar todo o segmento agrofamiliar brasileiro.
Tem ações voltadas a camponeses, ribeirinhos, pecuaristas, artesãos, pescadores, lavouristas, extrativistas, indígenas, quilombolas e povos tradicionais.
Então, cuidar da terra para Conafer também é lutar pelo desenvolvimento socioeconômico dos agrofamiliares, no crescimento da produção em suas propriedades, na regularização fundiária dos assentamentos ou na entrega do crédito diretamente nas mãos de seus filiados.
A Conafer também empreende projetos agroecológico, no cuidado do solo para a fertilidade da terra. Tem iniciado programas genéticos, e cuidado da sustentabilidade.
O Terra Benk
é o banco parceiro da conafer, que tem como missão gerar valor e promover a
rica diversidade cultural dos agricultores familiares, em todo o ecossistema agroecológico, levando bem-estar social e desenvolvimento
econômico para o homem do campo.
inf.via/conafer
0 comments:
Postar um comentário