Com o recuo das águas do Rio Acre, que baixou quase um metro nos últimos 3 dias, a água do manancial também começa a deixar ruas e casas dos bairros afetados. Onde a água já baixou, por exemplo, um outro trabalho da Prefeitura de Rio Branco, o de limpeza, começou a ser feito pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
No calçadão da Gameleira, ponto histórico e turístico do estado do Acre, onde existem vários estabelecimentos comerciais, homens, caminhões pipas e máquinas, trabalham na limpeza.
O empresário Valtenes Dias, dono de uma casa agropecuária há 15 anos informou que o seu estabelecimento, na região da Gameleira, já passou por outras alagações, mas nunca viu uma gestão como a da atual prefeitura, tão empenhada em deixar a cidade limpa no pós-enchente.
“Esse ano está muito bom, não vai dar tanta poeira na mercadoria, menos doença também para as crianças e para nós que trabalhamos aqui o dia todo. Então, muito bom. É a primeira vez em 15 anos que esse trabalho, 100% da limpeza é feito, é a primeira vez em 15 anos”.
Em outro ponto da cidade, desta vez na Baixada da Sobral, mais especificamente na rua Tião Natureza, onde a água invadiu casas e ruas, outra equipe da SMCCI, realiza os trabalhos para retirada de entulhos e lama.
O encarregado dessa ação no Palheiral, Roney da Silva, disse que além dessa equipe que ele comanda, outras 16 estão em outros bairros da capital.
“Após a alagação, a determinação do prefeito é limpar todos os pontos alagados. Temos uma equipe hoje trabalhando em todos os cantos para ajudar a comunidade. Estamos executando aqui na Rua Tião Natureza, Rio Grande do Sul, no Aeroporto, no bairro XV. Então em vários outros pontos da cidade”.
Quem reside nesses locais afetados pela enchente, como é o caso do tapeceiro automotivo Marcelo Souza, essa é a primeira vez que vê a prefeitura agir tão rapidamente para deixar as ruas limpas.
“Desalagou ontem e hoje a prefeitura já está fazendo o trabalho aqui e está sendo de excelência. Vamos esperar os próximos dias para ver como é que vai ser”.
0 comments:
Postar um comentário