por Ascom/pmrb
Ao tomar conhecimento do projeto idealizado pelo Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR), com oferta de cursos para a reciclagem de pneus, voltado às pessoas em situação de rua e monitorados por tornozeleira eletrônica, a Prefeitura de Rio Branco, prontamente se mostrou disposta em apoiar a ideia.
Nesta terça-feira (28), foi realizado o lançamento do projeto “Reciclando Vidas, transformando pneu em oportunidade” na presença dos alunos e demais autoridades.
A iniciativa busca, através da educação, oportunizar uma maneira de profissionalizar o público-alvo para poderem adquirir uma renda e mais chances de se reinserir no mercado de trabalho. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para pessoas em situação de rua e as outras 20 para monitorados por tornozeleira eletrônica.
Segundo o coordenador do Projeto, Janes Peteca, a realização desse movimento só foi possível pelo incentivo expressivo do Município que está custeando o aluguel do local das aulas, bem como as despesas de água e energia. Além de também cuidar da parte de coleta dos pneus doados por borracharias ou descartados para o Município.
“Esse projeto é fundamental, porque aqui vai ter educação, corte de cabelo e artesanato. Só quero agradecer às autoridades e vamos cobrar a sociedade, pois a prefeitura está dando suporte e contamos com vocês para comprar essas peças feita por eles.”
De acordo com o prefeito da capital, a gestão tem buscado levar dignidade para essas pessoas e o fomento de projetos como esses conseguem alcançar definitivamente quem está na ponta apenas a espera de uma oportunidade.
“O que a prefeitura puder fazer vai continuar, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), principalmente, nesse projeto que é ligado ao meio ambiente e tanto vai ajudá-los financeiramente, como também auxiliar com o próprio meio ambiente, porque vai ser a retirada, por exemplo, de pneus das ruas.”
“Esse é um projeto que está se iniciando com o apoio da Prefeitura Municipal, e vai ter a fiscalização do MPAC, no sentido de que a gente tenha o maior sucesso possível dentro desses projetos, garantindo principalmente a dignidade e autonomia dessas pessoas”, ressaltou promotor de Direitos Humanos do MPAC, Thales Ferreira.
O secretário municipal de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala, explicou que milhões de pneus são produzidos diariamente em todo o mundo e a reciclagem deles nos direciona a usá-los corretamente, minimizando os impactos causados ao ecossistema.
“Na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), nós temos pneus que normalmente mandamos para Cuiabá e vamos retirar a quantidade necessária para essa iniciativa maravilhosa.”
Para Thais dos Santos, uma das alunas do curso de reciclagem de pneus, essa oportunidade significa uma nova chance, tendo em vista que o preconceito na sociedade ainda é muito forte e por ser mãe solo, ela necessita de uma renda para cuidar da filha.
“A importância desse projeto para minha vida e para as demais é porque procuramos muito emprego e as portas são fechadas, não temos oportunidade e nem renda para sobreviver. Essa oportunidade vai ser tão boa para mim e para as outras como eu, que tem bebê, irmãos ou que não podem trabalhar.”
0 comments:
Postar um comentário