Acre

Apagão no Acre: “Queimadas podem ter sido a causa”, diz ONS

por Redação

A energia elétrica foi retomada gradualmente, na noite desta quinta-feira (22)

Um apagão atingiu o estado do Acre, na tarde de quinta-feira (22), causando transtornos em todos os municípios. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as queimadas que ocorrem na região, aliadas à seca severa, podem estar entre as causas desse evento, que também afetou o estado de Rondônia.

O ONS informou que o governo criou uma sala de situação para monitorar e acelerar a retomada dos serviços de energia. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira , afirmou que o problema foi na transmissão e que as causas estão sendo investigadas, com um relatório detalhado previsto para ser divulgado ainda hoje.

O apagão começou por volta das 15h, provocando caos no trânsito da capital, Rio Branco. Os semáforos, que inicialmente funcionaram com baterias, logo deixaram de operar, obrigando a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), deslocar agentes de trânsito para os principais cruzamentos da cidade, na tentativa de minimizar os problemas.

A  Energisa divulgou uma nota oficial confirmando que um evento externo no Sistema Interligado Nacional foi o responsável pela interrupção do fornecimento de energia no Acre. A empresa informou que o ONS estava trabalhando para restabelecer o serviço, e já no início da noite, algumas regiões começaram a ter a energia retomada gradualmente.

Serviços essenciais, como o Pronto Socorro de Rio Branco, também foram impactados. O diretor do hospital, Lourenço Vasconcelos, relatou que, graças aos geradores de emergência, o funcionamento da unidade foi mantido sem maiores problemas. “Na hora da queda de energia, automaticamente esses geradores foram ligados e tudo funcionou perfeitamente. Não tínhamos nenhum paciente em cirurgia no momento, mas, caso houvesse, os aparelhos do centro cirúrgico possuem baterias que garantem operação por até quatro horas”, afirmou Vasconcelos.

O comércio local foi fortemente afetado, com muitas empresas fechando as portas devido à impossibilidade de atender os clientes. Oficinas mecânicas, que dependem amplamente de energia elétrica, tiveram seus serviços interrompidos, como relatou Eldileno Dias, gerente de uma oficina especializada em ar-condicionado automotivo. “Foi um constrangimento total. Tínhamos uma loja cheia de carros para entregar e a maioria dos equipamentos que usamos depende de energia elétrica. Quando a energia voltou, tivemos que prolongar o horário de funcionamento para entregar todos os veículos. Um deles, inclusive, ficou preso no elevador, o que nos fez ficar aqui até tarde para resolver”, contou Dias.

O apagão no Acre não passou despercebido e mobilizou autoridades em todo o país, gerando preocupação quanto à estabilidade do fornecimento de energia em regiões que enfrentam condições climáticas adversas. As investigações do ONS deverão esclarecer se, de fato, as queimadas foram a causa principal desse evento que trouxe tantos transtornos para a população.



inf.via/agazeta

 

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.