Home / RIO BRANCO
/ Profissionais da Prefeitura de Rio Branco participam de qualificação sobre implante contraceptivo promovida pelo Ministério da Saúde
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nessa terça-feira (4), de uma qualificação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o implante contraceptivo Implanon, realizada na Escola Maria Moreira da Rocha. A capacitação teve como público-alvo médicos e enfermeiros da rede municipal e estadual de saúde.
Qualificação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o implante contraceptivo Implanon, realizada na Escola Maria Moreira da Rocha. (Foto: Internet)
Segundo Dieni Oliveira, assessora técnica do Departamento de Gestão do Cuidado Integral na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério (DGCI/SAPS/MS), a atividade faz parte de uma estratégia nacional do Governo Federal para fortalecer a atenção primária e ampliar a oferta de métodos contraceptivos às mulheres. Serão distribuídas mais de meio milhão de unidades do implante para municípios com mais de 50 mil habitantes; por essa razão, Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram selecionados.
“O Acre é um dos primeiros estados a receber essa ação”, salientou Oliveira. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“É uma qualificação fundamental que estamos levando enquanto Ministério da Saúde e Governo Federal. Vamos, pela primeira vez, colocar em pauta os direitos sexuais e reprodutivos em todo o Brasil, com 27 oficinas. O Acre é um dos primeiros estados a receber essa ação”, salientou Oliveira.
De Rio Branco, 12 profissionais participam da formação, sendo dez da assistência — entre médicos e enfermeiros — e dois da gestão municipal. O objetivo é que esses profissionais multipliquem o conhecimento dentro da rede municipal, garantindo que as unidades básicas estejam preparadas para ofertar o novo método.
“O objetivo é que esses profissionais multipliquem o conhecimento dentro da rede municipal”, destacou Rafaella Chagas. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Hoje estamos aprendendo teoria e prática sobre o Implanon, o tão esperado implante que todos aguardavam. A intenção é multiplicar esse conhecimento e compartilhar com outros colegas médicos e enfermeiros, qualificando a rede de atenção primária para ofertar esse implante que a população tanto espera”, destacou Rafaella Chagas, gerente do Departamento de Ciclos de Vida da gestão municipal.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração que será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 15 a 49 anos. Durante a formação, os participantes puderam unir teoria e prática, utilizando manequins para aprender a técnica correta de inserção do implante.
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração que será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 15 a 49 anos. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“A qualificação está sendo fundamental, especialmente a parte prática, porque estamos treinando em manequins para depois aplicar esse conhecimento em pessoas e ofertar o serviço com segurança e qualidade”, explicou a enfermeira do município, Djully Menezes.
O município já conta com uma ampla oferta de métodos contraceptivos, como DIU de cobre, pílulas, injeções, preservativos masculino e feminino, além dos métodos definitivos de laqueadura e vasectomia, realizados em parceria com o Estado.
“O município possui todos os métodos oferecidos pelo Ministério da Saúde. E, com o Implanon, ampliamos ainda mais as possibilidades para que mulheres e adolescentes possam escolher, junto com os profissionais de saúde, o método que melhor se adeque às suas necessidades”, acrescentou Rafaella.
A representante do Ministério da Saúde reforçou que essa é uma estratégia voltada especialmente para a atenção primária e para o fortalecimento da autonomia feminina.
“Prevenir a gravidez precoce, enfrentar a mortalidade materna e promover autonomia e liberdade para as mulheres é um de nossos focos”, disse Dieni. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Estamos extremamente felizes. Essa é uma estratégia voltada para a atenção primária à saúde, ou seja, é nas unidades básicas que estamos apostando todas as nossas fichas, considerando o cuidado integral às mulheres e adolescentes. Sabemos que o Acre é um estado com índices de gravidez na adolescência bastante altos, e esse é um dos nossos focos: prevenir a gravidez precoce, enfrentar a mortalidade materna e promover autonomia e liberdade para as mulheres”, concluiu Dieni Oliveira.
LEIA MAIS
Profissionais da Prefeitura de Rio Branco participam de qualificação sobre implante contraceptivo promovida pelo Ministério da Saúde
Reviewed by
OAcreNoticia.com
on
novembro 05, 2025
Rating:
5
0 comments:
Postar um comentário