Acre

TJAC realiza 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa e campanha de arrecadação de itens de higiene e livros

por Ascom/tjaac 19/11/2025 14:22

Além do mutirão de julgamento de processos de violência doméstica, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cosiv) está arrecadando itens de higiene, papelaria e roupas íntimas para doar a reeducandas privadas de liberdade.

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cosiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realiza a 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa a partir do dia 24 de novembro, com mutirões de julgamentos de casos na área. Até o momento estão pautadas 200 audiências e um júri popular. Mas, a programação ainda inclui ações educativas e campanha de arrecadação de itens de higiene e livros.

Esta é a terceira e última edição do ano do mutirão realizado por todos os tribunais do país, sob coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As Semanas Justiça pela Paz em Casa ocorrem três vezes ao ano e, nesta edição de novembro, integram a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A mobilização também coincide com o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Campanha de arrecadação

A novidade deste ano, é que a Cosiv está com campanha de arrecadação, “Mãos que acolhem”, de itens pessoais de higiene (sabonete, xampu, condicionador, creme dental, escovas de dentes e absorventes), roupas íntimas (calcinhas e sutiãs), materiais de literatura e papelaria (livros, cadernos, canetas, lápis e outros) para entregar as mulheres privadas de liberdade.

Se você quer doar algum desses itens, os pontos de arrecadação são: Fórum Criminal, na Cidade da Justiça de Rio Branco e a sala da Cosiv na sede do TJAC. Os locais funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 14h. A Justiça estará recebendo as contribuições até o dia 2 de dezembro.

Programação completa

Veja abaixo a programação completa do Judiciário do Acre pelo 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher:

Dia 21 de novembro – Visita à Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umep)

Dia 24 de novembro, no Fórum Criminal, na Cidade da Justiça, às 9h – Abertura da 31ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Dia 24 de novembro, Auditório do Centro Integrado de Ensino em Segurança Pública (Cieps), das 15h às 18h – Capacitação sobre Fonar (Formulário Nacional de Avaliação de Risco) e IAVP (Instrumento de Avaliação da Violência Psicológica) e as inovações da Lei Maria da Penha

Dia 26 de novembro, na sede do TJAC, às 9h – Projeto Produzindo a Liberdade

Dia 27 de novembro, na Escola Jader Saraiva Machado, em Porto Acre, às 9h – Entrega de computadores do Programa “Conscientização pela Paz no Lar”

Dia 28 de novembro, na Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), às 9h – Roda de conversa “Minha voz, minha força”

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.