DESTAQUE

Porque a escolha de delegados da Conferência Municipal de Saúde quase terminou numa delegacia

 por Redação

Um grupo de candidatos a vaga de delegados para Conferência Municipal de Saúde na classificação usuarios, ficou dividido, e daí não houve mais consenso para eleger os titulares tendo em vista preencher as 22 vagas necessárias de delegados, para Conferência Estadual de Saúde que acontece final de maio em Rio Branco, e que reune delegações de varios municipios do Acre.

A Conferência Municipal de Saúde, ocorreu nesta sexta-feira 5, na Uninorte, e ao final teria que eleger 22 delegados para Conferência Estadual.

De um lado, um grupo que defendia a eleição e divisão das vagas para Conferência Estadual de Saúde, por seguimentos, tendo em vista contemplar maior quantidade de representantes das organizações da sociedade civil. E assim a distribuição das vagas ocorrer de forma mais justa.

Do outro lado, um grupo que discordava da ideia, e achava que não era possível a divisão das vagas por seguimentos de organizações da sociedade civil organizada, que poderia ter maior representatividade na eleição dos delegados. Que para esse grupo não haveria necessidade alguma de contemplar a sociedade civil, sendo que todos são usuários.

E foi daí foi que começou a discórdia e desentendimento onde os ânimos se exaltaram dentro evento da conferência Municipal de Saúde, na Uninorte, que se estendeu até altas horas da noite, com muitos xingamentos, empurrões, ameaças de chamar a polícia e quase vias de fato.

A coordenação da conferência até tentou fazer a eleição dividindo as vagas de delegados para conferência estadual, contemplando os seguimentos e representações da Sociedade Civil, mas não houve jeito, devido à obstrução do outro grupo de oposição a esse formato de eleição dos delegados.

Devido ao avançar das horas e as discussões acaloradas no auditório do curso de medicina da uninorte, a secretaria municipal de saúde teve que intervir suspendendo a eleição dos delegados, e disse que seria realizado em outro momento com a fiscalização do Ministério Público Estadual.

SOBRE O EQUÍVOCO DA ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA PARA ELEIÇÃO DOS DELEGADOS

Um levantamento feito pela reportagem apurou que a classificação para eleição dos delegados da conferência municipal de saúde, para conferência estadual, dividiu-se em três segmentos. Gestor, Trabalhador e Usuários.

No seguimento usuário nesta conferência, diferente de outras já realizadas em Rio Branco, foi que ouve o desentendimento, porque colocaram como usuários, o seguimento de organizações da sociedade civil, que são as ONGs, sindicatos, associações de moradores, entidades de saúde, conselhos, grupos de direitos humanos, associações de estudantes etc. Que naturalmente exercem certa influência nos debates para aprovação de proposta nas plenárias das conferências, inclusive para eleição de delegados.

Em outras etapas de conferências já realizadas em Rio Branco, a reportagem apurou que havia uma divisão nessas categorias, tendo em vista contemplar maior representatividade da sociedade civil, e evitar conflitos entre essas forças, como ocorrido na conferência municipal de saúde de Rio Branco. 

Onde a divisão dos seguimentos ficavam, gestor, trabalhadores, Organizações da Sociedade Civil e Usuários, sendo que o usuário representa aquela simples pessoa assistida pela SUS, mais que não representa organização alguma só ele mesmo. 

Mais que também tem vaga garantida na eleição de delegados, para qualquer uma das etapas da conferência. Municipal, Estadual ou Nacional.

Por tanto, ainda que não houvesse previsão no regulamento, havia uma necessidade da coordenação da conferência, fazer a divisão dos seguimentos, estabelecendo inclusive quantidade de vagas, tendo em vista evitar qualquer transtorno ou constrangimento, como o que foi ocorriso na conferência municipal de saúde, no auditório do curso de medicina da Uninorte, realizada nesta sexta-feira 5, onde o resultado final da conferência poderia ter sido a delegacia de policia, o que não caberia bem para organização do evento.

Video >> acesse

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.