Mundo

Primeira mulher da história a pilotar um bombardeiro B-29

por Redação

               

Mildred "Mickey" Axton, nascida Mildred Tuttle em 9 de janeiro de 1919, em Coffeyville, Kansas, foi uma pioneira aviadora e piloto de testes durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi uma das três primeiras Pilotos de Serviço da Força Aérea (WASPs) a ser treinada como piloto de testes e tornou-se a primeira mulher a pilotar um bombardeiro B-29.

O amor de Mickey pela aviação provocou ainda jovem quando ela fez a sua primeira viagem de avião num biplano Curtiss Jenny da era da Primeira Guerra Mundial aos dez anos de idade em 1929. Depois de se formar na Coffeyville Senior alta School em 1936, ela perseguiu sua paixão pela aviação no Coffeyville Community College, tendo aulas de ciência, matemática e física. Posteriormente, ela foi aceita no Programa de Treinamento de Pilotos Civil (CPT) na faculdade, tornando-se a única mulher em sua turma. Em 1940, Mickey ganhou sua licença de piloto através do programa CPT.

Em 1943, Mickey recebeu um convite de Jacqueline Cochran para se juntar aos WASPs. Ela começou seu treinamento de voo com os WASPs em Sweetwater, Texas, e graduou-se em novembro do mesmo ano. Designado para Pecos, Texas, como piloto de testes de engenharia, as responsabilidades de Mickey incluíam realizar testes de voo em aeronaves reparadas para garantir a sua aeronavegabilidade.

Em 4 de maio de 1944, Mickey fez história ao se tornar a primeira mulher piloto a pilotar um bombardeiro B-29. De acordo com os arquivos da Boeing Aircraft, ela fazia parte de uma tripulação de nove pessoas a bordo do "Sweet Sixteen", o 16o B-29 saiu da fábrica de Wichita. Mickey lembrou da ocasião importante: "Eu estava de volta à blister de voo da popa quando Elton Rowley (chefe do teste de voo de engenharia) ligou de volta para o intercomunicador e disse: 'Micky, como você gostaria de vir e voar essa coisa? ' Eu estava absolutamente no 'Hog paraíso'! Então coloquei o meu pára-quedas nas minhas costas e rastejei através do túnel que estava sobre o compartimento das bombas até à frente. Ele deu-me o lugar esquerdo, e eu pilotei o avião. "

Após o fim da guerra, Mickey voltou a ensinar e casou-se com David Axton em 1 de junho de 1941. Ela ensinou na East alta School em Wichita de 1958 a 1969. Seu irmão, Ralph "Tut" Tuttle, também foi um piloto de caça da Segunda Guerra Mundial que voou cerca de 250 missões e ganhou duas Cruzes de Voo Distinguished e uma Estrela de Prata.

As conquistas notáveis de Mickey Axton como WASP e o seu voo histórico como a primeira mulher a pilotar um bombardeiro B-29 cimentou o seu legado como pioneiro na história da aviação.

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.