Cruzeiro do Sul

O caso da pequena Aurora queimada após o nascimento na maternidade de Cruzeiro do Sul

por Jocivan Santos  25/06/2025 14:24

A pequena Aurora Maria, nasceu na maternidade Cruzeiro do Sul, aparentemente uma criança saudável normal cheia de saúde, diz a família.

Acontece, que durante o seu primeiro banho dado por uma técnica em enfermagem na maternidade do Juruá, Aurora Maria sofreu queimaduras graves nas duas pernas e nos pés, aí começou um verdadeiro dilema para os pais de Aurora.

Em seguida após o banho, os pés e parte das duas pernas da criança, começaram a apresentar bolhas, e a largar a pele apresentando lesão de queimadura e de natureza grave na recém-nascida, que foi logo notado pelos pais.

A família acusou a Maternidade do Juruá de negligencia, por usar água quente demais para dá banho na criança, fato que resultou nas queimaduras sofridas por ela – diz a família.

Marcos Silva Oliveira, pai de Aurora, chegou a registrar um boletim de ocorrência contra o hospital, alegando que filha foi queimada durante o banho com água quente por servidores da maternidade de Cruzeiro do Sul.

Segundo informações, a princípio o caso tentou ser abafado na maternidade do Juruá, mais várias denúncias foram feitas, inclusive para o próprio secretário de saúde Pedro Pascoal, que depois se manifestou sobre o caso, mais adotou cautela sobre a situação, alegando a possibilidade da criança está acometida de um tipo de doença rara.

Devido também a repercussão e conhecimento fatos, o ministério público abriu procedimento investigatório para apurar o caso.

A secretaria de saúde do Acre, após tomar conhecimento do ocorrido de fato, adotou as medidas necessárias para transferência da pequena Aurora, para Rio Branco, onde o estado planeja uma transferência da criança para um hospital de Manaus ou Brasília especializado no tratamento de queimados.

Na noite terça-feira, 24, a Secretaria de Saúde do Acre, informou que a servidora da maternidade de Cruzeiro do Sul, que deu banho na pequena Aurora Maria, foi afastada da função e um procedimento administrativo foi aberto para apuração do caso.

Tendo em vista tirar qualquer dúvida sobre o caso, os pais de Aurora Maria divulgaram fotos do antes do banho, e depois do banho da criança. Alegando que a criança estava normal, sem sequelas ou deformação alguma no corpo, estava uma criança normal.

Aurora Maia / antes do banho

Mais após o banho apresentou sequelas de queimaduras nos pés e nas pernas, segundo a família testemunhas do hospital relataram que água estava sim aquecida além do permitido para o banho de uma recém-nascida.

Aurora Maria / depois do banho

Um vídeo do banho dado pela servidora a Aurora Maria, também foi divulgado pela família, onde os pais acusam que a criança estava chorando muito, e sentido muita dor chegando a evacuar durante o banho.

O Ministério Público do Acre, e a própria Secretaria de Estado de Saúde apuram esse ocorrido na maternidade do Juruá.       

 

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.