RIO BRANCO

Rio Branco fica fora do Mais Médicos; 53 médicos a menos atendendo na capital


Por Redação - O Acre Notícia, 05 de junho 2019

Uma decisão equivocada do governo federal pode afetar milhares de pessoas que precisam da saúde pública em Rio Branco. O novo edital do Mais Médicos não contemplou Rio Branco e a capital vai perder 53 médicos que atendem na rede pública do município com a não renovação dos contratos.

A gestão municipal busca de forma antecipada alternativas para resolver a situação, mas a falta de profissionais é um dos problemas enfrentados, sobretudo a falta de especialistas como pediatras, ginecologistas, entre outros. Recentemente a Prefeitura de Rio Branco realizou um concurso para a contratação de 39 profissionais médicos, mas mesmo assim a administração admite ainda haver déficit de médicos nas unidades.

Devemos reconhecer que a rede pública municipal de saúde da capital funciona dentro da normalidade e atende satisfatoriamente a população. As unidades ficam localizadas nos bairros, ou seja, próximo de onde as pessoas moram, as estruturas em geral são novas, climatizadas, possuem equipes com médicos, enfermeiros, dentistas, farmácias com medicamentos e as reclamações são casos localizados.

Sem os 53 médicos do Mais Médicos que atendem em Rio Branco, a rede municipal pode entrar em colapso. Esses profissionais realizam mais de 40 mil consultas por mês nas unidades de saúde da capital. O que tem que ficar claro é que a decisão da descontinuidade do programa Mais Médicos em Rio Branco não foi da prefeita ou do secretário de saúde, a decisão foi do governo federal e vai afetar diretamente a população.


via-folhadoacre

0 comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.